Raimundo Nonato do Nascimento nasceu na localidade Nobreza, município de Pio IX-PI, em 05 de dezembro de 1949. É filho de José Delfino do Nascimento (Zé Boião) e Maria Felismina do Nascimento (Florência).
Raimundo Boião, como hoje é conhecido por todos os piononenses, começou a trabalhar muito cedo e assim não teve oportunidades de estudar. Só no final da sua adolescência, quando desenvolvia atividades rurais como o cultivo de algodão, passou a pagar para assistir aulas particulares.
Exemplo de honestidade e perseverança, enfrentou muitas dificuldades na sua vida. Já com os dois filhos, Geraldo e Miguel, provenientes da primeira esposa, a falecida Maria das Graças da Conceição, Boião construía a sua primeira casa de taipe em partes da noite à luz de uma fogueira, já que durante o dia enfrentava o trabalho da roça para sustentar a família. E assim com sua enorme determinação e disposição de trabalho, recebia também diárias e realizava empreitas perfurando manualmente vários cacimbões no território piononense e em diversos outros municípios do estado do Piauí e até do Ceará.
Aos 30 anos de idade recebeu o incentivo de um grande amigo chamado Antonio de Araujo Chaves (Antonio Tetê) a participar da Comunidade Eclesiástica de Bases, passando então a ser membro participativo da Igreja Católica. Depois de então, cujos companheiros de igreja, mediante a própria necessidade de direitos trabalhistas, inseriram-se no Sindicato dos Trabalhadores Rurais que encontrava-se na época sem atuação e bastante desestruturado. Mas, após consecutivas lutas, mesmo inicialmente com pouca experiência, Raimundo Boião ingressou no sindicato em 1982 como tesoureiro. Participou do congresso nacional de fundação da CUT em São Bernardo do Campo-SP em 1983, na oportunidade conheceu o então presidente do sindicato dos metalúrgicos, Luis Inácio Lula da Silva. Ao retornar para Pio IX com ideias de transformação e melhorias para a classe trabalhista, participou da fundação do Partido das Trabalhadores em 03 de março de 1986. Mais tarde tornou-se presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pio IX, sendo reeleito por mais duas vezes, ganhando com isso muita popularidade e ajudando cada vez mais a classe trabalhista rural do município.
Candidatou-se a vereador nos anos de 1988, 1992 e 2000, chegando a conseguir 499 votos na eleição de 2000, porém não assumiu a câmara legislativa devido à legenda do seu partido, embora o segundo vereador mais bem votado na época tenha sido eleito com 500 votos.
Candidatou-se a prefeito em 1996 e em 2008, sendo que na última eleição foi eleito com 6.117 votos preferenciais do total de 10.218 votos válidos. E assim, no seu primeiro mandato, Raimundo Boião vem sempre fazendo e buscando fazer o melhor por cada um, deixando permanecer a responsabilidade e sobretudo a humildade de sempre.
|